Sobre o Projeto
Piauiense de nascimento e pernambucana de coração, a fotógrafa Andréa Leal se especializou em fotografia de família para captar e eternizar o sentimento presente na atmosfera da gestação, partos, dos primeiros dias de vida dos bebês, em casa com a família, quando estão sendo construídos os laços que durarão para sempre.
Descobriu o amor pela fotografia ao registar os filhos. Em 2013 começou a fotografar profissionalmente. Em 2015 abriu o primeiro estúdio e em 2017 inaugurou sua nova casa, um espaço totalmente planejado e de alta tecnologia considerado por Leo Saldanha, publisher Fhox, principal revista voltada ao ramo fotográfico brasileiro, um dos melhores estúdios do Brasil.
Embaixadora da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), única representante do Norte/Nordeste da Professional Photographers of América (PPA), única fotógrafa do Norte/Nordeste membro da Associação Profissional de Fotógrafos de Recém-nascidos (APNPI), única representante de Pernambuco membro da International Newborn Photography Association (INPA), membro da Associação Nacional de Fotógrafos Profissionais de Criança (NAPCP) e da Baby and Newborn Photography Association (ANPAS), Andréa fundou e preside a Associação Nordestina de Fotógrafos de Família (ANFF).
Mantendo-se sempre atualizada nos mais diversos aspectos que envolvem o setor, por meio de cursos, seminários, workshops dos quais participa em todo o país, Andréa preocupa-se também em capacitar os profissionais locais sobre cuidados, novas técnicas, negócios e promove uma série de workshops no auditório do Empresarial Casa Forte Corporate, empresarial onde fica o estúdio Andréa Leal Fotografia, no Recife.
Em seus projetos de caráter humano e documental, Andréa busca usar a fotografia para espalhar sementes das bandeiras que defende: a amamentação, o parto natural e humanizado, a presença mais efetiva dos pais na vida dos filhos, o respeito às crianças especiais e tantas outras.
No projeto Luz Natural, eu registro de partos normais ou naturais realizados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) localizados na Região Metropolitana do Recife . O primeiro a receber o projeto foi o Hospital da Mulher do Recife (HMR), que tem como filosofia a adoção do parto humanizado e o empoderamento da mulher como protagonista deste momento único em sua vida. O objetivo é informar sobre os benefícios do parto natural e acabar com o preconceito, desmistificando a ideia de uma experiência de alto risco, sofrimento, insegurança. O projeto se solidificou, gerando a fundação do Instituto Luz Natural, Organização Não Governamental (ONG) que utiliza a fotografia como instrumento de valorização e mudança social.
Com o projeto "Toda Criança é Especial", retrata crianças com microcefalia, autismo, Down e outras síndromes, que desde cedo aprenderam a lutar pela vida , com respeito à infância e alegria. A ideia é mostrar que toda criança é única , especial e está aqui para ser cuidada e ser feliz. Duas dessas imagens foram escolhidas para integrar o calendário do Unicef.
No projeto meu pai meu herói, fotografa pais em momentos especiais com seus filhos para falar da importância da figura paterna e defender maior participação masculina no cotidiano das crianças, pai homo afetivos, solteiros, com deficiências, adotivos mostraram que essa presença faz diferença na vida de todos.
Com a sensibilidade aguçada para encontrar a essência das pessoas em seus trabalhos, Andréa Leal se especializou na técnica do retrato com Evandro Veiga, considerado um dos maiores retratistas do Brasil e lança este ano um projeto de empoderamento pessoal e profissional. A ideia é produzir fotos de perfis profissionais ou de redes sociais que cheguem à posição almejada, numa perspectiva de redirecionamento de carreira, novos desafios e oportunidades.
Acreditando na máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, Andréa segue uma trajetória competente, marcada por constante capacitação e projetos pautados na sensibilidade, deixando que a fotografia fale por ela e conte uma história de sucesso e realização.